BIOPOLÍTICA E ESCOLA MODERNA: APONTAMENTOS PARA UM DEBATE
Resumo
Palavras-chave
Referências
CAMPOS, Roselane Fátima; SHIROMA, Eneida Oto. O resgate da Escola Nova pelas reformas educacionais contemporâneas. Revistas Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 483-493, set./dez. 1999.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Quando a história da educação é a história da disciplina e da higienização das pessoas. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006. p. 291-310.
CUNHA, Marcus Vinicius da. Dewey e Piaget no Brasil dos anos trinta. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 97, p. 5-12, mai. 1996.
D’AVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil. 1917-1945. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; SOUZA, Fernando César de. Diálogos interdisciplinares em saúde e educação: a arte de cuidar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 107-124, jan./abr. 2012.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987.
______. Os anormais: curso dado no Collège de France (1974 – 1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______. Em defesa da sociedade: curso dado no Collège de France (1974 – 1975). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. O poder psiquiátrico: curso dado no Collège de France (1973-1974). São Paulo: Martins Fontes, 2006.
______. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
______. O governo de si e dos outros: curso dado no Collège de France (1982-1983). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010a.
______. A coragem da verdade: curso no Collège de France (1983-1984). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
______. Do governo dos vivos: curso no Collège de France (1979-1980). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
______. Subjetividade e verdade: curso no Collège de France (1980-1981). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016.
GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes. Educação e psicanálise: a criança problema na perspectiva de análise da obra de Arthur Ramos (Rio de Janeiro 1930-1940). Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 65-76, jul./dez. 2006.
GONDRA, José Gonçalves. Artes de civilizar: medicina, higiene e educação escolar na corte imperial. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2004.
GONDRA, José Gonçalves. A emergência da infância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 195-214, abr. 2010.
HERSCHMANN, Micael. Entre a insalubridade e a ignorância: a construção do campo médico no Brasil. In: HERSCHMANN, Micael; KROPF, Simone; NUNES, Clarice. Missionários do progresso: médicos, engenheiros e educadores no Rio de Janeiro – 18701937. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996.
KUHLMANN JR., Moisés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 5-18, maio/jun./jul./ago. 2000.
LOBO, Lilian Ferreira. Os infames da história: a instituição das deficiências no Brasil. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 1997.
MATE, Cecília Hanna. Tempos modernos na escola: os anos 30 e a racionalidade da educação brasileira. Bauru: EDUSC, 2002.
MOGILKA, Maurício. Educar para a democracia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p. 129-146, jul. 2003.
MONARCHA, Carlos. Escola normal da praça: o lado noturno das luzes. Campinas: Editora da UNICAMP, 1999.
MOURA, Francisco; SILVA, Talitha Elen. A educação clínica como metodologia pedagógica: investigação sobre a aplicação da psicanálise na área educacional em Minas Gerais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 265-291, jan. 2009.
NUNES, Clarice. Historiografia comparada da escola nova: algumas questões. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 105-125, jan./jun. 1998.
PATTO, Maria Helena de Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
RAGO, Luzia Margareth. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar. Brasil (1890-1930). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
RICHTER, Ana Cristina; VAZ, Alexandre Fernandes. Educar e cuidar do corpo: biopolítica no atendimento à pequena infância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 4, p. 117-134, ago. 2010.
ROCHA, Heloisa Pimenta. A higienização dos costumes: educação escolar e saúde no projeto do Instituto de Hygiene de São Paulo (1918-1925). Campinas: Mercado de Letras, 2003.
______. Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2(65), p. 151-172, maio/ago. 2011.
SANTOS, Heloísa Occhiuzedos. Ideário pedagógico municipalista de Anísio Teixeira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 10, p. 105-124, jul. 2000.
TELES, Ana Maria Orofino; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 931-951, jul./set. 2013.
VALE, Antonio Marques do. Abordagem sobre um tema complexo de história: a relação entre finalidades da educação, poder e interesses. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 4, n. 1, p. 41-50, jan./jun. 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2317-2010
Indexadores: