A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. Lessing

Marcos Fábio Alexandre Nicolau

Resumo


O presente texto pretende apresentar a relação entre a filosofia/teologia da história e o ideal de formação da humanidade a partir da religião enquanto uma proposta pedagógica em “A Educação do Gênero Humano” de G. E. Lessing. Ao relacionar analogamente a educação com o processo de revelação ocorrido tanto no indivíduo como no gênero humano, o estudo interpreta a proposta de Lessing enquanto um projeto educacional, o que pode ser demonstrado pela forte influência que o mesmo exerceu sobre o processo de reformas educacionais na Alemanha entre os séculos XVIII e XIX.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2317-2010

Indexadores:


Portal de Periódicos da UFC

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER

Sistema Regional de Información en Linea para Revistas Cientificas de America Latina, Caribe, España y Portugal - LATINDEX

CNEN Revista de Livre Acesso - LivRe

Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - CLASE

Elektronische Zeitschriftenbibliothek - EZ3

Information Matrix for the Analysis of Journals - MIAR

European Reference Index for the Humanities and Social Sciences - ERIHPLUS

Academic Resource Index – Research Bible

Sumários de Revistas Brasileiras – Sumários.org

Academic Keys Humanities - Professional and Technical Journals

OAJI.net – Open Academic Journals Index

Beluga

WorldCat OCLC

SIS – Scientific Indexing Services

InfoBase Index

Portal de Periódicos CAPES

Biblat - Bibliografía Latinoamericana

Diadorim